Blog / News Fique por dentro das Novidades no Brasil e no Mundo

Primeira igreja evangélica brasileira era de índios, afirma estudo

0 Comentários
452
30 Out 2013
Primeira igreja evangélica brasileira era de índios, afirma estudo
No Brasil, como em alguns outros países, o termo "evangélico” passou a ser sinônimo (e depois substituiu) de protestante ou reformado. Oficialmente, a primeira igreja protestante (ou evangélica) para brasileiros, fundada em 1858, era da denominação Congregacional. Mas um novo estudo contesta, afirmando que isso aconteceu em 1625.

Os registros históricos indicam que os primeiros missionários protestantes chegaram aqui em 1557, enviados pela Igreja Reformada Francesa. Dia 10 de março daquele ano realizaram o primeiro culto no Brasil. Porém, enfrentaram forte oposição dos portugueses católicos romanos e nunca conseguiram fundar uma igreja.

No recém-lançado livro "A Primeira Igreja Protestante do Brasil”, a historiadora e professora cearense Jaquelini de Souza procura provar que se trata da "Igreja Reformada Potiguara”. Ela foi criada por índios durante as chamadas "invasões holandesas” no Brasil, no século 17. Cidades como Recife guardam até hoje as marcas desse período conhecido como Brasil Holandês, que ocupou grande parte da região Nordeste do Brasil, entre 1630 e 1654.

Segundo Jaquelini, a Igreja Potiguara tinha esse nome por que teve início entre os índios de mesmo nome. Em 1625, numa frota aportaram holandeses, na Baía da Traição, na Paraíba. Entre eles estavam missionários dispostos a evangelizar os nativos. Depois de alguns meses, mandaram para a Holanda Pedro Poty e Antônio Paraupaba, duas das maiores lideranças indígenas.

Chegando aos Países Baixos, tiveram acesso à melhor educação formal e religiosa disponível. Convertidos ao protestantismo, voltaram ao Brasil cinco anos depois, durante a chamada "segunda invasão holandesa”. Eles fundaram, com apoio holandês, a igreja onde desenvolveram um programa de discipulado e de formação de professores reformados indígenas. Começaram a crescer, reunindo-se nas aldeias e fazendo batismos, casamentos, profissões de fé e celebrando a ceia do Senhor.

Embora não tivesse um prédio, "Já era a Igreja Potiguara porque, teologicamente, havendo dois ou três reunidos em nome de Deus, independentemente do lugar, está ali uma igreja”, explica a historiadora.

A diferença do tratamento dos protestantes holandeses era grande em comparação com católicos romanos portugueses. A educação do brasileiro nativo era pré-requisito para sua confissão de fé. Mas "foi só depois da expulsão dos holandeses [em 1654] que vimos aflorar a verdadeira Igreja Potiguara”, defende Jaquelini.

Forçados a sair do país pelos portugueses, os holandeses deixaram um grupo de potiguares convertidos e, agora, sem supervisão. Muitos desses holandeses foram para a América do Norte, onde fundaram a colônia de Nova Amsterdã, atual Nova York.

Por aqui, os índios continuavam perseguidos pelos portugueses. Fugindo, caminharam cerca de 750 quilômetros a partir do litoral pernambucano até o sertão na Serra da Ibiapaba, no atual Estado do Ceará. Continuaram praticando a fé protestante e teriam outros convertidos entre os índios tabajaras, que viviam ali. Paraupaba, nessa época, tentava na Holanda, receber apoio para os refugiados, mas sem sucesso.

Apoiam esse fato, os relatos do conhecido padre Antônio Vieira, jesuíta que relatou à Companhia de Jesus o que acontecia na região. Ele chamou o lugar de "Genebra de todos os sertões”, em referência à Genebra, na Suíça, o berço da Igreja Reformada. Em um trecho de seu relato, Vieira explica que "muitos deles [os índios] tão calvinistas e luteranos como se nasceram na Inglaterra ou Alemanha”.

Fonte: CPAD
Adaptação: Milton Alves
Via: LPC
0.0
Última Modificação: -/-
Artigos Relacionados: Um abacate por dia ajuda a reduzir o colesterol ruim, diz estudo Anvisa suspende dois antibióticos da maior farmacêutica brasileira Igrejas investem em tecnologia e atraem milhões de seguidores #BomDia - O que você vai fazer na Igreja? Novas igrejas 'evangélicas' intensificam diisputas por fiéis depois do Mega Templo de Salo Pastor Silas Malafaia afirma: 'Os Gays estão irados com Marina' Humorista finge estar possuído em culto da Igreja Universal Globo evita citar Igreja Universal e Templo de Salomão 'Vou privatizar a Petrobras', afirma Pastor Everaldo Igreja Católica em Ipanema viveu momentos de tensão neste domingo

Ainda não há comentários...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.