Blog / News Fique por dentro das Novidades no Brasil e no Mundo

Anvisa suspende dois antibióticos da maior farmacêutica brasileira

0 Comentários
195
05 Fev 2015
Anvisa suspende dois antibióticos da maior farmacêutica brasileira

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu nesta quarta-feira (4) a fabricação, venda e o uso de dois antibióticos genéricos, produzidos pela empresa EMS S/A. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Um dos produtos suspensos é a amoxicilina + clavulanato de potássio 50 mg/ml + 12 mg/ml pó para suspensão oral. O medicamento é bastante indicado no país para infecções do aparelho respiratório. Fica proibida a distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes do produto fabricados a partir de fevereiro de 2013.

A medida determina ainda que a fabricação seja interrompida e todos os estoques sejam recolhidos. Em nota, a Anvisa diz que a decisão ocorre por "descumprimento das normas sanitárias". Segundo o órgão, o medicamento estava sendo fabricado com excipiente -substância que dá características como volume, forma e consistência- diferente do que foi aprovado pela agência reguladora.

Também foi constatado o uso de um insumo farmacêutico estava sendo sintetizado de forma diferente do que consta no registro dos produtos. Essas mudanças, de acordo com a Anvisa, podem levar a alterações no resultado final do produto. As medidas são resultado da inspeção realizada pela Anvisa e as vigilâncias sanitárias de São Paulo e do município de Hortolândia. A empresa também foi notificada a suspender imediatamente a recepção de novos lotes de matérias primas utilizadas na produção de medicamentos no seu almoxarifado, até a completa adequação do processo.

A Anvisa também determinou a suspensão do medicamento Rifamicina 10 mg/ml, solução tópica spray. A agência constatou, neste caso, que o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem que houvesse aprovação prévia. Procurada pela reportagem, a EMS disse apenas que tomou conhecimento da publicação do recolhimento do medicamento e "está tomando as providências necessárias".

0.0
Última Modificação: -/-
Artigos Relacionados: Chega a quase dois mil o número de casos de dengue no Paraná Autor da emenda da maioridade penal diz que votação impôs derrota ao governo Dólar passa de R$ 2,74 e atinge o maior valor em dez anos Associação Brasileira de Mídias Evangélicas confirma participação na feira cristã Editor Geografica apresenta o livro "O Maior Amor do Mundo" Vício em pornografia é o maior desafio na igreja, afirma estudioso Primeira igreja evangélica brasileira era de índios, afirma estudo ''O maior responsável pelo desequilíbrio ambiental é o ser humano.'' afirma past É anunciada chegada do maior avivamento da história por Superprofeta
Anvisa

Ainda não há comentários...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.