Blog / News Fique por dentro das Novidades no Brasil e no Mundo

Cirurgia bariátrica vira especialidade médica

0 Comentários
166
20 Abr 2015
Cirurgia bariátrica vira especialidade médica

A capital do Paraná é considerada referência na formação de novos cirurgiões bariátricos para o país e este número deverá crescer ainda mais. Isso porque, recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu, por meio da resolução, a especialidade como área de atuação da medicina. A medida se deve aos resultados obtidos pela cirurgia bariátrica para o tratamento de saúde eficaz aos pacientes que precisam perder peso.

 

Com a medida, a intervenção cirúrgica passa a ser formalmente ligada às áreas de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo. O objetivo é estabelecer parâmetros e aprimoramentos da prática médica e proporcionar mais segurança ao paciente. Anualmente no Brasil são realizadas cerca de 80 mil cirurgias bariátricas.

 

Para o cirurgião curitibano, Caetano Marchesini - membro da Federação Internacional de Cirurgia para Obesidade (IFSO), a inclusão da cirurgia como área de atuação é um passo fundamental para aumentar a segurança do procedimento que aponta crescimento em todo Brasil.

 

“Este é o primeiro passo para que a cirurgia bariátrica se torne uma especialidade”, declarou Marchesini. Ele explica, que a cirurgia bariátrica tem um processo técnico específico e que a regulamentação aumenta a qualificação do serviço prestado. “Quem ganha com a qualificação dos médicos é o paciente”, comenta.

 

Marchesini é o único cirurgião no Paraná que promove um curso de imersão sobre Cirurgia Bariátrica e Metabólica. São realizados cerca de quatro cursos por ano, com uma média de 100 participantes, entre cirurgiões brasileiros e da América Latina. O próximo curso já está marcado para o dia 01 de junho. Os participantes observarão 13 procedimentos de cirurgia bariátrica e metabólica no centro cirúrgico do Hospital Marcelino Champagnat, entre outras técnicas e temas.

 

 

“Este trabalho demonstra a demanda existente no Brasil. Hoje somos referência na formação e aperfeiçoamento de novos cirurgiões nesta especialidade, devido ao crescente número de obesos”, afirma Caetano Marchesini.

 

Fonte: Bem Paraná

0.0
Última Modificação: -/-
Artigos Relacionados: Conheça a "Igreja da Moda" que pode virar tendência mundial Ex-travesti 'Nicole' vira Pastor Julio Cesar
saúde bem estar bariátrica redução.

Ainda não há comentários...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.